Seminars « Patrícia Sucena de Almeida

Seminars

SPAutores (Lisboa)
29.10.2019

with Ian Pace, Daniel Antero, João Quinteiro, Nuno Miguel Henriques, Pedro Pinto Figueiredo
“Foi assim a segunda sessão do quarto ciclo do projecto MUSIVUS, da Associação Portuguesa de Compositores com a Compositora Patrícia Sucena de Almeida que esteve à conversa com o Pianista Ian Pace, tomando a obra “Desperatio”, como ponto de partida para a conversa.

Realizada ontem, dia 29 de Outubro, no Auditório Maestro Frederico de Freitas.”

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Estudos Artísticos (duração: 2 horas)

13.12.2011
A Música Experimental (1950-70): Cage e outros experimentalistas.

18.5.2012
Abordagem do fenómeno “Teatro Musical” através da análise de particularidades históricas, ideológicas e artísticas (séculos XX-XXI).

aula-aberta15_psda

Casa das Caldeiras/TAGV (Coimbra)
2013-2014 Workshop Instalação Fotografia & Som
A Arte da Instalação – Laboratórios de Criação

Cartaz Instalação, fotografia e som

O’culto da Ajuda (Lisboa)
7.5.2015

5ª Aberta

Conversa informal incidindo na prática multi artística transversal (transversal multi art) aflorando as suas raízes composicionais (Cage, Kagel e Stockhausen) para além de outras influências e fontes extra-musicais (pintura, desenho, literatura, filme, fotografia, dança), que influenciam o acto criativo (linguagem, processo e prática) e que funcionam não só como fontes de impulso inspirador mas também como meios activos (performance teatral, dança, filme) na criação interactiva.

A selecção dos trabalhos a apresentar baseia-se nas premissas anteriores mencionando-se Mens Sana in Corpore Sano (2003/2005, ensemble e actores), Aranea (2006, ensemble, filme ou performer), Nocturna Itinera (2008, quarteto de cordas e filme), In Occulto (2009, piano e performer), Vacuum Corporis (piano, em criação), com a apresentação simultânea das fontes de impulso inspirador, nomeadamente H.Bosch, A.Dürer (pintura e desenho), V.Hugo, S.Brandt, Thomas De Quincey (literatura), David Lynch, Lee Friedlander (filme e fotografia), Pina Bausch (dança).
Sendo o espaço O’culto da Ajuda um local de encontro, propõe-se finalizar com a discussão, o diálogo e a reflexão sobre a criação artística, o estado da arte e o papel dos criadores na actualidade.

Quintas Abertas – Agricultora dos Sons é um espaço único de encontro, onde nos reunimos para ouvir música e conversar sobre liberdade, criatividade, inovação, resistência e arte. Apareçam! É uma oportunidade única para conhecer o que pensam e como criam os compositores do nosso tempo!

postal_porta

Seminars « Patrícia Sucena de Almeida footer